Com direito a balões, bolo e até parabéns, o Centro de Atenção Psicossocial para Usuários de Álcool e outras Drogas (CAPS AD), confraternizou na manhã desta terça-feira (10), em sua própria sede o seu oitavo ano de fundação. Ao som de muitas histórias de vida e superação, os funcionários, pacientes e seus familiares compartilharam uma manhã de muita comemoração.

(Magno Santé-músico)

 

O CAPS AD é um serviço de saúde disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde(SUS) e destina-se a pessoas cujo principal problema é o uso prejudicial de álcool e outras drogas. Tem como objetivo a reinserção social dos seus pacientes, substituindo à internação psiquiátrica, por meio de diversas ações de prevenção, assistência e capacitação de profissionais para lidar com os dependentes.

Segundo a Assistente Social da unidade a música é uma ferramenta que deve ser utilizada no tratamento.

” O principal objetivo da terapia com música é a reinserção dos pacientes na sociedade. Ela ajuda a resgatar a história de cada um, fortalecendo sua identidade por meio de relações sonoro-musicais e diminuindo sua ansiedade e desta forma também as chances de recaída e oferecendo momentos de alívio e saúde” Destacou Joelma (Assistente Social).

Em seu depoimento muito emocionada, dona Arilda relatou que veio participar da inauguração da unidade em 2009 e aproveitou para pedir ajuda pois passava por momentos difíceis. “Estou muito feliz, pois aqui descobrir amores e sinto sinceridade das pessoas nesta unidade e quando me perguntam o que eu vim fazer aqui, eu digo eu vim me curar!” Relatou dona Arilda.

Já o paciente Luciano se emocionou ao assistir a peça teatral apresentada pelos servidores da unidade e destacou: “Eu sou a continuação da sua criação”.

” Me sinto fazendo parte de uma família, pois aqui as pessoas se importam com o que eu estou sentindo, e eu também me importo com os problemas vividos pelos outros usuários da unidade “. Destacou Luciano.

 

Para a Coordenadora de Saúde Mental do município, essa atividade realizada promoveu, além da comemoração dos oito anos de existência da unidade bem como, o fortalecimento de vínculo entre os usuários e servidores que auxiliam no processo gradativo de mudança de cada um.
(Coord. Mariana/ Edlene-Coord.do CAPS AD)
” Quero aqui parabenizar toda equipe da unidade, através da nossa coordenadora Edlene. Hoje usamos ferramentas importantes aqui na unidade com os usuários, pois tivemos musica, e uma peça teatral que fez com quê, os usuários refletissem de maneira crítica, sobre diversas temáticas relacionadas ao seu cotidiano, reflexões a respeito do sentido da vida e da importância da continuidade do tratamento paralelo ao uso da música como instrumento de entretenimento e interação entre os usuários e equipe. Parabéns a todos pois o objetivo do grupo foi alcançado” Enfatizou Mariana (Coord. Geral)

Veja alguns momentos da festa:

 

https://www.facebook.com/deolhonewsoficial/videos/2039576462928394/

 

https://www.facebook.com/deolhonewsoficial/videos/2039582052927835/