projeto que reduz poder de governador sobre PM

Texto cria mandato para comandantes-gerais, e agora poderá tramitar mais rapidamente.

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta 4ª feira (8.dez.2021) requerimento de urgência para projeto de lei que reduz o poder de governadores sobre as polícias militares. Agora, a proposta poderá ser votada mais rapidamente em plenário.

Leia mais: Calendário para renovar CNH vencida é liberado; confira todas as datas

Trata-se do PL (projeto de lei) 4.363 de 2001. O texto ficou parado por anos, mas foi ressuscitado em 2018 por pressão da Frente Parlamentar da Segurança Pública, popularmente conhecida como Bancada da Bala.

A urgência foi aprovada por margem estreita. Foram 264 votos contra 141. Eram necessários ao menos 257 votos para aprovação.

O relator é o deputado Capitão Augusto (PL-SP), coordenador da Bancada da Bala. Ele afirma que a proposta ainda pode ser alterada antes da votação do mérito. Mais cedo, porém, divulgou um parecer.

A proposta altera, por exemplo, a forma de escolha dos comandantes-gerais das polícias militares e dos corpos de bombeiros militares. Determina que eles sejam nomeados a partir de “lista tríplice elaborada pelos oficiais possuidores do curso de comando e estado-maior”. …

Além disso, cria um mandato de 2 anos para quem ocupar o cargo, dificultando a demissão. Também confere ao ocupante do cargo “as mesmas prerrogativas de secretário de Estado”.

O trecho “enfraquece o controle do governador sobre as corporações militares estaduais”, segundo nota técnica (leia a íntegra, 193 KB) do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Um minuto, por favor…

Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras custa tempo e dinheiro. Nós, do DEOLHO News, temos o compromisso diário de levar até os leitores conteúdos críticos, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Se você acredita no nosso trabalho, apoie da maneira que puder ou, se preferir… Faça uma Doação CLICANDO AQUI