canudos de plástico em Lauro de Freitas

Lei proíbe canudos de plástico em Lauro de Freitas

Câmara Municipal de Lauro de Freitas aprovou, durante a sessão plenária desta quarta-feira (8), o Projeto de Lei, de autoria do vereador Isaac de Belchior que proíbe o fornecimento de canudos plásticos por estabelecimentos comerciais da cidade. Agora é lei a proibição de canudos de plástico em Lauro de Freitas.

Leia mais: Simaria chama os homens brasileiros de “vagabundos” e é MASSACRADA por internautas

Pelo texto, fica proibido o fornecimento de canudos de material plástico aos clientes de hotéis, restaurantes, bares, barracas de praia, casas de show, padarias, entre outros estabelecimentos. O descumprimento da lei pode levar a autuação, multa e até fechamento do ponto.

O vereador Isaac, autor da PL, explica que a ideia do projeto é trazer mais um instrumento de preservação do meio ambiente para nossa cidade. “Venho defendendo a pauta ambiental na Câmara, de uma atenção maior voltada para nossos rios, áreas verdes, fauna, flora, e a necessidade de proibir o uso de canudos plásticos se faz presente em todo o mundo, Lauro de Freitas não podia ficar de fora”.

canudos de plástico em Lauro de Freitas

Os canudos plásticos levam hoje mais de 100 anos na natureza para se decompor, sem falar dos malefícios que trazem a vida marinha, então para quê esperar se podemos substituir o seu uso por outros materiais que agridam menos a natureza,  como papel reciclável, materiais comestíveis e até biodegradáveis feitos de derivados de milho, mandioca e cana, por exemplo. É uma questão de consciência, de educação ambiental, justificou o vereador Isaac.

O Rio de Janeiro é a primeira capital brasileira a banir o uso de canudos plásticos em quiosques, bares e restaurantes. O prefeito da cidade, Marcelo Crivella, sancionou o projeto de lei que proíbe a distribuição de canudinhos plásticos em estabelecimentos alimentícios.

Centenas de milhares de cariocas apoiaram a causa por meio de uma petição online criada pela ONG Meu Rio, apoiadora do projeto.

Fonte: lfnews