MP investiga SAF do Bahia por supostas irregularidades, mas arquiva caso por falta de provas
por Léo de Topó
A Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Esporte Clube Bahia foi alvo de uma Notícia de Fato protocolada no Ministério Público, sob a alegação de supostas irregularidades relacionadas à gestão do clube, que pertence ao Grupo City. A informação foi divulgada pelo jornalista Cascio Cardoso nesta segunda-feira (24).
ABSURDO: “Auxílio Perdedor” de R$ 17 mil para ex-vereadores derrotados em Lauro de Freitas
Entre as alegações que motivaram a Notícia de Fato, estavam acusações de “desequilíbrio esportivo, concorrência desleal e abuso de poder econômico”. No entanto, após a análise do caso, o Ministério Público decidiu arquivar o processo, concluindo que não havia elementos suficientes para dar prosseguimento à investigação.
A SAF do Bahia foi oficializada em 2023, quando o clube firmou uma parceria com o Grupo City, conglomerado internacional que administra diversos clubes ao redor do mundo, incluindo o Manchester City, da Inglaterra. A transição para o modelo SAF tinha como principal objetivo fortalecer a estrutura financeira e esportiva do tricolor baiano, permitindo investimentos mais robustos no futebol e na infraestrutura do clube.
O arquivamento da Notícia de Fato sugere que, ao menos do ponto de vista legal, não há indícios de irregularidades na administração da SAF do Bahia. No entanto, a discussão sobre o impacto da nova gestão no futebol brasileiro continua sendo um tema polêmico entre torcedores e especialistas da área esportiva.
Um minuto, por favor…
Agradeço pelo interesse neste artigo! E se você apreciou o conteúdo desse artigo e deseja contribuir, considere fazer uma doação de qualquer valor CLICANDO AQUI