Bolsonaro

Bolsonaro decide se filiar ao PL

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira, 8, que deve se filiar ao Partido Liberal (PL), sigla comandada por Valdemar Costa Neto. À CNN Brasil, o presidente disse que “está 99% fechado” e que “a chance de dar errado é quase zero”.

Bolsonaro está sem partido desde que saiu do PSL, em 2019. Ele vem buscando nova legenda pela qual deve disputar a reeleição. Em março, por exemplo, chegou a negociar com o Partido da Mulher Brasileira.

Ao ser questionado pela CNN sobre quando irá bater o martelo, Bolsonaro disse que vai depender de uma reunião na próxima quarta-feira, 10, com representantes do PL.

“Na quarta-feira, terei a última conversa com a sigla. Irei conversar com o Valdemar para, em seguida, marcar a data do casamento”, ressaltou.

Há dois anos sem partido, o presidente Jair Bolsonaro definiu nesta segunda-feira (8) seu futuro partidário de olho nas eleições de 2022. Ele confirmou, em entrevista à TV CNN Brasil, que está “99% fechado” com o Partido Liberal. O PL é a segunda legenda mais fiel ao governo na Câmara. De acordo com o Radar do Congresso, a bancada votou com o Planalto em 93% das vezes desde o início do mandato. Entre os principais partidos da Casa, apenas o PSL – que ainda concentra a maior parte dos parlamentares eleitos na onda bolsonarista em 2018 – tem fidelidade maior (95%).

O Radar, ferramenta do Congresso em Foco que compila e qualifica as informações do Congresso Nacional, chegou a esse índice após análise das 1.143 votações realizadas na Câmara desde o início da atual legislatura, em fevereiro de 2019. O índice de governismo é calculado com base na coincidência entre os votos de cada deputado e a orientação do governo na mesma deliberação. O acerto de Bolsonaro com o PL foi fechado com o presidente da legenda, o ex-deputado Valdemar da Costa Neto, que cumpriu pena de prisão após ser condenado no mensalão. Essa será a décima sigla de Bolsonaro em 32 anos de trajetória política.

Um minuto, por favor…

Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras custa tempo e dinheiro. Nós, do DEOLHO News, temos o compromisso diário de levar até os leitores conteúdos críticos, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Se você acredita no nosso trabalho, apoie da maneira que puder ou, se preferir… Faça uma Doação CLICANDO AQUI

Compartilhe