Bahia

Número alarmante de internações de bebês expõe a triste realidade e a urgência de ações para combater a desnutrição na Bahia

É extremamente decepcionante constatar que a Bahia, um estado rico em cultura e potencial, seja o líder no preocupante número de internações de bebês por desnutrição em todo o Brasil. Os dados registrados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) até dezembro de 2022 revelam uma triste realidade, especialmente quando focamos em crianças com menos de 1 ano. E para agravar ainda mais a situação, a capital Salvador também lidera esse triste ranking.

Veja também: Lula faz churrasco para ministros e líderes do governo! “Adivinha quem não foi chamado?”

Foram contabilizadas alarmantes 480 internações de bebês desnutridos na Bahia, um número assustador que supera em 200 casos o segundo estado com maior número de ocorrências, o Maranhão. A discrepância se torna ainda mais angustiante ao compararmos com o Amapá, que teve apenas nove bebês internados, demonstrando a urgência de ações e investimentos para reverter essa triste realidade.

Dentre os casos registrados na Bahia, 159 bebês desnutridos foram internados somente em Salvador, o que representa 33,12% do total. Essa disparidade chama a atenção de forma contundente quando comparamos com outras capitais do país, evidenciando a necessidade de uma atenção especial e medidas efetivas para lidar com esse grave problema.

É frustrante constatar que em um país com tantos recursos e potencialidades, como o nosso, ainda enfrentamos a triste realidade da desnutrição infantil, especialmente em um estado tão emblemático como a Bahia. Essa situação exige uma resposta enérgica por parte das autoridades, além do engajamento da sociedade como um todo, para garantir que os bebês e crianças tenham acesso adequado à nutrição e possam crescer saudáveis, com um futuro promissor. É hora de repensar as políticas públicas, investir na educação alimentar e buscar soluções efetivas para combater essa triste realidade que assola nossa sociedade.

Um minuto, por favor…

Agradeço pelo interesse neste artigo! Se você apreciou o conteúdo e deseja contribuir, considere fazer uma doação de qualquer valor  CLICANDO AQUI.