Essa senhora tem um pensamento muito bem definido sobre os limites entre cuidar dos netos e viver apenas para eles. Sua opinião gerou polêmica!

Em muitas famílias, é bastante comum os avós participarem ativamente da criação dos netos. Eles passam muitas horas do dia cuidando das crianças, mimando e dando a elas muito amor e atenção.

Na maioria das vezes, isso acontece de forma espontânea, porque eles realmente desejam estar perto das crianças e curtir todo o tempo possível ao seu lado. No entanto, em outras ocasiões, eles se veem na obrigação de fazê-lo, ainda que desejem estar descansando ou fazendo coisas para si mesmos.

A presença e o cuidado dos avós na vida dos pequenos é como uma tradição, por isso muitos pais podem acabar responsabilizando-os por cuidar dos netos, quando não estão por perto, sem se dar conta de que nem sempre eles querem ou podem fazer isso.

Um caso nesse sentido vem gerando bastante polêmica e opiniões controversas sobre até onde vai a responsabilidade dos avós com os netos e em que momento eles precisam priorizar a si mesmos e definir limites saudáveis para essa relação.

Segundo relatado pelo Daily Mail, uma senhora está recebendo severas críticas por pedir que sua filha lhe pague, quando precisar que ela cuide do neto de 1 ano.

Sua filha pediu para ela cuidar da criança por “dois ou três dias” por semana. A avó, que já tem um trabalho próprio no período diurno, em sua casa, pediu que a filha lhe pagasse o valor de 15 dólares (equivalente a R$ 76) por hora, justificando que, cuidando da criança, ela não seria capaz de fazer o próprio trabalho.

A mulher, então, ofereceu-lhe 10 dólares por hora (aproximadamente R$ 51). A senhora conta que se sentiu “desanimada” com isso. Ela disse que ama o neto, mas “não é uma creche” e que precisa de dinheiro para compensar o trabalho que deixaria de fazer.

Após publicar o seu dilema na internet, ela dividiu opiniões. Algumas pessoas a rotularam de “gananciosa”, “irracional” e “insensível” por cobrar para cuidar do próprio neto. Outras falavam que esse valor é muito alto, até mesmo para uma babá.

Uma mulher acrescentou que o valor que a senhora pedia por hora correspondia a “90% do que a filha ganha por esse mesmo período de tempo, considerando os impostos, os intervalos para almoço e o transporte”. Alguns ainda consideraram que, para cobrar esse valor, ela deveria ter certificados, como primeiros socorros e cuidados infantis.

As pessoas que ficaram do lado da avó disseram que ela perde dinheiro quando fica com a criança para ajudar a filha, e que precisa ser recompensada por isso. Alguém disse que ela já fez sacrifícios para criar os próprios filhos e que não deve passar por isso de novo. Outra pessoa quer saber o porquê de ela ser obrigada a trabalhar de graça para ajudar a filha.

Esse é um tema bastante complicado, e definir uma opinião pode ser trabalhoso, pois são muitos os fatores a serem considerados.