Autoestima na Terceira Idade

Autoestima na Terceira Idade

LBV promove Oficina “Independência e autoestima” e trabalha o conhecimento individual, interação entre o grupo e habilidades manuais em idosos.

Os idosos atendidos pela Legião da Boa Vontade (LBV), em Itinga/ Lauro de Freitas, participam durante todo o mês de fevereiro de oficinas voltadas para o autoconhecimento. Todos os encontros contemplarão produções manuais, como criação de cartazes, aventais, telas de pintura, entre outros, e uma roda de conversa, com reflexões, interação socioeducativa e discussão do tema.

De acordo com a psicóloga da Unidade, Rafaela Quaresma, o intuito da atividade é estimular a identificação do eu, o aumento da percepção de si e a compreensão do outro, pois, ainda mais na terceira idade, o cuidado com a autoestima tem que ser redobrado, visto que quando baixa provoca a depreciação, tristeza e o não reconhecimento das suas habilidades.

“Ao se auto avaliar, perceber, se compreender e compreender o colega, consequentemente melhoramos a relação com o outro, com a família. E eles percebem isso e já trazem esse retorno, conseguindo compreender que a autoestima não está relacionada apenas a nossa aparência física, mas a nossa auto percepção. Muitos afirmam que já sabem dizer sim e não no momento certo, serem mais compreensivos consigo e com os outros”, relatou a psicóloga Rafaela Quaresma.

A ação também tem o objetivo de reduzir ou prevenir situações de isolamento social, melhorar o convívio do grupo e fortalecer os vínculos familiares e sociais.

Autoestima na Terceira Idade

Em Lauro de Freitas/BA, o Centro Comunitário de Assistência Social Idalina Cecília de Paiva está localizado na Rua Prof. Theócrito Batista, s/n, Itinga – Anexo ao Centro de Atendimento Integrado à Criança e ao Adolescente (Caic). Para outras informações, ligue: (71) 3288-6149.