Atriz Carol Duarte comenta as transformações para viver Ivan

Jovem que surgiu como Ivana na novela, ainda não tinha trabalhado na TV. Ela fala da experiência e da importância de viver um personagem transgênero

Atriz Carol Duarte… Um tema considerado tabu. Todos os dias, na casa de milhões de brasileiros. O personagem transgênero na novela ‘A Força do Querer’ fez muita gente se reconhecer. Uma vida sofrida que ajudou muita gente a compreender o que é ser transgênero.

O Tarso Brant foi uma das pessoas que inspiraram a Glória Perez. Ele nasceu Teresa e participou da novela vivendo a própria história.  “Tudo o que é diferente assim gera um certo tipo de rejeição. As pessoas rejeitavam por falta de informação. Essa informação ela foi simplesmente assim maravilhosa, levando as pessoas a compreender melhor e, poxa, sem palavras pra esse trabalho social que foi um grande trabalho” elogia o ator.

“Eu recebo muitas palavras de agradecimento de pessoas dizendo que as pessoas em volta estão conseguindo compreender, porque elas acompanharam o sofrimento da Ivana”, conta a autora da novela, Glória Perez.

E foi um rosto até então desconhecido que deu vida a um personagem tão complexo. Carol Duarte nunca tinha trabalhado em televisão. Um desafio enorme pra ela, uma atriz formada no teatro.

“Não tinha outra escolha, não tinha outro tipo de pensamento a não ser estudar, ler, conversar com pessoas trans, mergulhar mesmo nesse universo”, conta a atriz.

Estudo e paciência. A caracterização minuciosa foi fundamental. Fio por fio a Ivana se transformava em Ivan. E isso podia levar até duas horas. E para barba não ficar falsa, malfeita, com a imagem em alta definição? A caracterizadora Valéria Toth fez muitos testes até chegar ao resultado perfeito.

Para a cena de violência com o Ivan foi preciso muito preparo. Para evitar que a Carol se machuque, ela cai em cima de um colchão. Transgêneros, travestis… tem tanta gente que conhece bem esse sentimento de rejeição…

“O Ivan teve uma aceitação muito bacana, mas a gente ainda tem muito a falar sobre isso, a gente tem muito a discutir sobre isso. O Brasil continua sendo o país que mais mata trans. Você não precisa ser trans pra lutar contra a transfobia. Eu acho que a gente precisa ter essa consciência enquanto sociedade, porque é um problema cultural”, afirma a atriz.

“Nós estamos caminhando para uma radicalização incrível. Ninguém aceita o pensamento diferente. Então, falar de tolerância hoje eu acho que é o ponto mais sensível”, diz Glória Perez

Atriz Carol Duarte

Fonte: G1.globo

Leia também:

Rui se despede de novela e faz desabafo em rede social