Ator de Segundo Sol é internado com Síndrome de Guillan-Barré

O baiano Dan Ferreira, que esteve no elenco de Segundo Sol, foi internado com diagnóstico de Síndrome de Guillan-Barré. Segundo nota de sua assessoria, ele sentiu mal estar acompanhado de fraqueza nas pernas e foi encaminhado ao hospital. As informações são do blog de Patrícia Kogut, do jornal O Globo. Ator de Segundo Sol é internado com Síndrome de Guillan-Barré

Leia mais: Anitta homenageia Tiazinha no carnaval do Ceará! Fotos

Após exames descobriu-se que ele está com síndrome de Guillan-Barré. O ator está na companhia dos seus familiares e recebe todo o atendimento necessário agora no hospital Cardio Pulmonar, em Salvador, diz nota divulgada por sua assessor.

Na nota divulgada pelo blog, o ator declara que foi um susto, mas está bem. “Estou na companhia da minha família que é o que nos da força, entendendo o que deve ser feito para estar melhor. Muitas pessoas são surpreendidas assim como eu, e quanto mais cedo o diagnóstico, mais tranquilo o tratamento. Já já eu saio dessa”.

A Síndrome de Guillain Barré é uma das doenças causadas pelo Zika vírus, mas esta não é sua única causa. Ela pode ser caracterizada como problema neurológico que envolve os nervos periféricos das pernas e dos braços, normalmente após 7 a 10 dias de uma infecção viral das vias respiratórias ou do intestino.

Tipos

Antigamente, acreditava-se que a Síndrome de Guillain-Barré era uma doença de um tipo só. Agora sabe-se que ela pode ocorrer de diversas formas, como:

Polirradiculoneuropatia Desmielinizante Inflamatória Aguda (AIDP)

É o tipo mais comum nos Estados Unidos. O sinal mais comum dessa forma da doença é a fraqueza muscular que começa na parte inferior do seu corpo e se espalha para cima.

Síndrome de Miller Fisher (MFS)

Aqui, a paralisia começa nos olhos. A MFS também está associada ao caminhar instável e ocorre em cerca de 5% dos pacientes com a Síndrome de Guillain-Barré. É mais comum na Ásia do que em qualquer outro lugar no mundo.

Neuropatia Motora Axonal Aguda

É um dos tipos menos comuns, afetando mais jovens e adultos, ela é mais frequentes na China, no Japão e também no México. Esse tipo de neuropatia é caracterizada por atacar os nódulos de ranvier dos nervos motores.

Neuropatia Motora-sensorial Axonal Aguda

É um dos tipos menos comuns, afeta principalmente adultos, ela é mais frequentes na China, no Japão e também no México. É semelhante à neuropatia motora axonal aguda, atingindo os nervos sensoriais e as raízes dos nervos. Neste caso, a recuperação é mais lenta.

Causas

As causas da doença ainda são muito estudadas dentro da medicina. Em 2015 o Ministério da Saúde confirmou que a infecção pelo Zika Vírus poderia provocar também à Síndrome de Guillain-barré. No Brasil, a ocorrência de síndromes neurológicas relacionadas ao vírus Zika foi confirmada após investigações da Universidade Federal de Pernambuco, a partir da identificação do vírus em amostra de seis pacientes com sintomas neurológicos com histórico de doença exantemática. Deste total, quatro foram confirmadas com doença de Guillain-barré. Outros vírus e bactérias associados ao Guillain-Barré são o Campylobacter jejuni, Citomegalovírus, vírus Epstein-Barr, vírus Varicella-zoster e HIV.

Na síndrome de Guillain-Barré, o sistema imunológico de uma pessoa, que é responsável pela defesa do corpo contra organismos invasores, começa a atacar os próprios nervos, danificando-os gravemente. As causas deste ataque do organismo a estruturas do seu próprio corpo ainda não são bem estabelecidas, mas envolvem desde mimetismo molecular passando por uma disfunção do próprio sistema imunológico.