escova progressivaImagem Ilustrativa

Mulher morre de insuficiência respiratória após fazer escova progressiva

Marcia Gomes Alves Fernandes, de 48 anos, morreu após passar mal depois de ter feito uma escova progressiva nos cabelos em Pindamonhangaba, em São Paulo. Na certidão de óbito, a causa da morte consta como insuficiência respiratória aguda.  Ela chegou a ser socorrida e levada ao hospital da cidade, mas morreu um dia depois.

Leia mais: Mãe e filho entram na justiça para se CASAREM um com o outro

A família de Marcia não sabe em qual salão ela fez o procedimento estético ou se ela fez na própria casa com a ajuda de alguém. No entanto, os familiares esperam que o caso não fique impune e que sirva de exemplo.

Leia mais: Continuar com nome de casados após separação pode gerar dano moral, diz TJ

Segundo a dermatologista Sabrina Frossard,  o produto utilizado para fazer a famosa escova progressiva é a base de formol, o que é perigoso à saúde. “O formol é uma substância tóxica e cancerígena. Ele pode causar câncer a longo prazo. E os efeitos a curto prazo são mesmo irritação de pele, na área dos olhos e, inclusive, das vias aéreas por inalação”, disse a profissional.

Leia mais: Menino gay se mata por perseguição de família “religiosa” e mãe comemora

A vítima já sofria de asma e bronquite e o formol pode ter agravado o problema. De acordo com Sabrina, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) libera a concentração de formol de no máximo 0,2%. Mas o problema é que essa quantidade não tem o efeito desejado pelas mulheres. “Nessa concentração o formol não é considerado um alisante capilar”, completou a dermatologista.

Leia mais: Pai e filha fogem para ficar juntos, têm um bebê e são presos por incesto

escova progressiva

Alguns salões já optam por não realizar o procedimento, esse é o caso da cabeleireira Marcela Carvalho que também já passou mal depois de realizar o alisamento no próprio cabelo. “Fui parar no pronto-socorro e fiquei extremamente assustada”, conta.

Fonte: R7