Amália abre mão do seu casamento com Afonso

‘Deus salve o rei’: Amália abre mão do seu casamento com Afonso por amor ao povo de Montemor

Amália (Marina Ruy Barbosa) vai ter uma nobre atitude em “Deus salve o rei”: ela decide abrir mão do casamento com Afonso (Romulo Estrela) pelo bem de Montemor. Depois que o Conselho da Cália se recusa a emprestar dinheiro ao reino justamente porque não aprova o casamento dela com Afonso, Amália percebe que a única maneira de salvar Montemor é não casar com ele. “Você já demonstrou isso abdicando do trono para que nós dois pudéssemos viver juntos! Agora chegou a minha vez”, diz ela, emocionada.

Afonso quer saber se foi algum rei que a convenceu a abrir mão do casamento e ela nega: “Foi Montemor quem me convenceu, Afonso! Foi o sofrimento do povo, a dor das famílias, a sede, a fome… foi isso que me convenceu! Nós precisamos do dinheiro do empréstimo para reconstruir o reino e nosso casamento é um obstáculo para isso. Nosso amor não precisa de um papel ou da bênção do Conselho para ser verdadeiro”.

Afonso fica atordoado e fala que isso seria concordar com todas as humilhações que ela teve que suportar. “O que vivemos não se apagará! Estamos apenas ajustando nossa rota, para continuar nosso caminho”, fala a ruiva. Afonso não gosta e ela continua: “Meu amor, eu aprendi muito desde que cheguei ao castelo. E o maior dos ensinamentos foi você mesmo quem me deu. Eu também aprendi muito com você… e a maior lição fui justamente… que eu não posso ser egoísta!”.

Catarina explode mina

A situação de Montemor ainda piora mais depois que Catarina (Bruna Marquezine) manda explodir a mina, única fonte de renda do reino.