Rui Costa

Aliados do governador Rui Costa (PT) hoje possuem um grande temor: que ele seja afastado por decisão do ministro Og Fernandes, do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

De acordo com apuração do Política ao Vivo, a grande preocupação de aliados é que Rui seja envolvido nas investigações da Operação Faroeste, após a queda de Maurício Barbosa, ex-secretário de Segurança Pública que teve celulares apreendidos pela Polícia Federal.

Até o momento, o governador não foi envolvido na Faroeste, com exceção de um bilhete com seu nome encontrado durante a mandado contra Maria do Socorro.

Um afastamento de Rui do cargo de governador culminaria na ascenção do vice-governador João Leão, que conseguiria assumir o Governo do Estado.

Diferente do que aconteceu com Wilson Witzel (PSC), governador afastado do Rio de Janeiro por decisão do STJ, Rui possui uma base grande na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) e conseguiria brecar qualquer eventual processo de impeachment. Além disso, o PT tem bom relacionamento junto a tribunais superiores e dificilmente não tentaria reverter um afastamento.