Rui Costa

Rui Costa escapa da Sputnik V tomando Pfizer

Quem mostrou que não é bobo nem nada foi o governador Rui Costa (PT). Invocando ser portador de uma comorbidade – é hipertenso -, correu para um posto de vacinação depois de se cadastrar no programa do ministério da Saúde.

Leia mais: Repórter da Globo critica morte de Lázaro Barbosa: “a operação falhou”

Lá, ‘por coincidência’, recebeu nada mais nada menos que a vacina da Pfizer – nem Oxford, nem Coronovac e muito menos a Sputnik V, que ele deseja comprar para a população baiana mas ainda carece de autorização pela Anvisa. Com a iniciativa, Rui fez uma releitura meio petista do clássico ditado “faça o que eu digo, mas não o que eu faço”.

Entenda decisão da Anvisa sobre Sputnik V

Agência autorizou importação de 928 mil doses da Sputnik V, mas não garante qualidade, eficácia ou segurança; uso ainda pode ser suspenso. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, na sexta-feira (4), o pedido de importação excepcional das vacinas Sputnik V

Por que muitos russos desconfiam da vacina criada no próprio país.Quando as autoridades do vilarejo de Sputnik, na Rússia, anunciaram recentemente que ofereceriam a vacina nacional de mesmo nome contra a covid-19 em uma clínica local, apenas 28 aposentados se registraram para tomar o imunizante.

Mas, embora países da América Latina à Europa estejam agora encomendando lotes da Sputnik, a taxa de vacinação na própria Rússia tem sido lenta, já que muitas pessoas se mostram relutantes em receber a injeção. Baixos investimentos em publicidade sobre a vacina e uma desconfiança de muitos pela forma com que o país é conduzido politicamente ajudam a explicar o cenário.

Um minuto, por favor…

Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras custa tempo e dinheiro. Nós, do DEOLHO News, temos o compromisso diário de levar até os leitores conteúdos críticos, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Se você acredita no nosso trabalho, apoie da maneira que puder ou, se preferir… Faça uma Doação CLICANDO AQUI

Compartilhe