Agentes de endemia orientam população sobre combate ao Aedes Aegypti

” Abra a porta para os Agentes de Endemias e feche pro Mosquito “

Agentes de endemia… Em Lauro de Freitas, os profissionais de combate a endemias, popularmente conhecidas como agentes preventivos da dengue, trabalham para conscientizar a população e prevenir a doença causada pelo Aedes aegipty. Os profissionais visitam, uniformizadas, as residências e os estabelecimentos, identificando focos do mosquito e dando orientações sobre os cuidados que devem ser tomados. A população também tem papel fundamental: deve manter os locais limpos e eliminar os possíveis depósitos de água parada.

Leia também:

Mais de 200 crianças participaram da festa na USF do Parque São Paulo

O coordenador do CCZ, Ricardo Vieira, explica que os profissionais identificam focos da doença e orientam a população sobre como eliminar os riscos.

Ricardo Vieira

“É muito importante receber o agente preventivo porque é ele quem vai aplicar as medidas cabíveis para prevenir a dengue”, enfatiza Ricardo Vieira.

Segundo a agente preventivo da dengue, Raquel Barbosa, além de vistoriar os locais, as profissionais reforçam o trabalho de conscientização dos moradores.“Vamos visitar suas casas, mas quem continua esse cuidado são os próprios moradores”, ressalta Raquel

As agentes preventivo são divididas em grupos, sendo que cada um tem sua área de atuação. As de campo, que ficam nos postos saúde da família (PSF) dos bairros, passam pelas residências. No Ponto Estratégico (PE) estão as profissionais que vistoriam borracharias, oficinas mecânicas, ferros-velhos, escolas e empresas.

Agentes de endemia