Agentes da Prefeitura de Salvador

Agentes da Prefeitura de Salvador invadiram o Loteamento do fazendão em Itinga, nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (19). Funcionários da prefeitura do Salvador percorreram as casas do loteamento do fazendão, próximo ao Centro de Treinamento do Esporte Clube Bahia.

Segundo os agentes que estavam identificados com crachás da Secretaria de Infraestrutura Habitação e Defesa Civil de Salvador o motivo da ação era o cadastramento das casas que necessitam de pequenas reformas. A ação faz parte do programa MORAR MELHOR que tem o intuito de recuperar e melhorar as unidades habitacionais.

A visita dos agentes da prefeitura do Salvador assustou os moradores da região, que foram surpreendidos logo pela manhã com várias viaturas da guarda municipal de Salvador  nas ruas da localidade, com os agentes marcando as casas dos moradores.

Segundo os moradores os agentes da guarda municipal, estavam com armas em punho parecendo até que iria acontecer um confronto. A área está no território alvo de conflito entre as administrações. Itinga, Ipitanga, Capelão e Areia Branca estão na área cobiçados pela gestão soteropolitana.

A questão está em discussão na Comissão de Assuntos Territoriais e Emancipação da Assembleia Legislativa onde um projeto de lei que redefine os limites entre Lauro de Freitas e a Capital tramita aguardando conclusão.

Uma comissão formada por Davi Leite, Djalma, Livan, Caio e Ariston, que fazem parte do Movimento Territorial de Lauro de Freitas esteve no local. Segundo os representantes da comissão, descreveram a ação da prefeitura de Salvador nessa manhã como “uma verdadeira operação de guerra”. Para eles, o gestor da capital “está passando dos limites”.

( Secretario Vidigal – Comissão Territorial de Lauro de Freitas )

Segundo o secretario da Seinfra de Lauro de Freitas, já existe um projeto chamado “Gias 516 melhorias Habitacionais” do próprio município, que entrará em ação nos bairros da cidade logo no início do ano de 2018.

O secretário de Infraestrutura, Vidigal Cafezeiro, relatou que a comunidade acionou o órgão repudiando o ocorrido. “A comunidade está atenta e já se posicionou a favor de seus sentimentos de pertencimento. O povo se reconhece parte integrante de Lauro de Freitas”, disse Vidigal.