Advogados de defesa de Gustavo Ferraz

Advogados de defesa de Gustavo Ferraz querem que Edson Fachin aplique novo entendimento da Corte sobre foro privilegiado

Os advogados de Gustavo Ferraz pediram ao Supremo Tribunal Federal (STF) que o inquérito no qual é investigado por conta do ‘bunker’ de R$ 51 milhões seja enviado para a 1ª instância.

Leia mais: LBV celebra 62 anos de atuação em Salvador neste sábado dia 12

Segundo o jornal Estado de São Paulo, a defesa de Ferraz pede que o ministro Edson Fachin, relator do processo na Segunda Turma do STF, aplique o novo entendimento da Corte sobre foro privilegiado.

Advogados de defesa de Gustavo Ferraz

Isso porque, de acordo com os advogados, o inquérito que apura se houve lavagem de dinheiro e organização criminosa não possui relação com a atividade legislativa do deputado Lúcio Vieira Lima, único denunciado que possui foro privilegiado.

“Os delitos ora em exame (lavagem de dinheiro e associação criminosa) são autônomos 1 e como tal foram denunciados, não havendo qualquer vinculação que possa fazer incidir, diante da decisão plenária de ontem, o novo formato do foro especial. Como se sabe, é jurisprudência pacífica nessa Corte que para a condenação pelo delito de lavagem não há necessidade de processamento e julgamento dos crimes antecedentes”, diz trecho da questão de ordem protocolada na última sexta-feira (04).

Vale lembrar que pelo placar de 7 a 4, os ministros do STF entenderam que a prerrogativa dos parlamentares da Câmara e do Senado só vale para crimes cometidos no exercício do mandato e em função do cargo, conforme defendido pelo ministro Luís Roberto Barroso.

Bahia.ba