Adolescente espancado por Guarda Municipal no carnaval corre risco de perder a visão

Adolescente espancado… Recebeu alta nesta segunda-feira (19) o adolescente C.A.S, 16 anos, que foi agredido por um guarda municipal de Salvador durante o carnaval, no circuito Dodô [Barra-Ondina]. Ele passou por duas cirurgias e uma plástica no olho direito no Hospital Geral do Estado (HGE), onde estava internado desde a madrugada do último dia 14.

+Satanás é o nosso verdadeiro senhor, só os idiotas acreditam em Jesus, diz Jay-Z

O caso foi denunciado pelo BNews na última quinta-feira (15), mas até o momento, segundo a família, nenhum representante legal da Guarda Municipal de Salvador prestou suporte algum.

A agressão ocorreu durante a passagem do Bloco do Afoxé Filhos de Gandhy, quando foliões jogavam água para cima e acabou molhando o guarda municipal. A prima da vítima, Alba Carolaine, relatou que o guarda agressor, sem verificar a origem dos jatos, deixou a tropa e bateu com o cassetete no olho do adolescente.

Por conta da pancada, o menor está com uma fratura bucomaxilofacial e ficou com a retina comprometida. “Não sei se meu filho vai recuperar a visão”, contou, apreensiva, Rosenete de Jesus, mãe do adolescente.

“Isso não pode acontecer, você ser agredido por quem deveria te proteger. Minha expectativa é que haja punição e que eles venham arcar com todas as despesas que estamos tendo. Eu estou com um problema que quem criou foi a Guarda Municipal”, desabafou.

Ela aponta ainda a omissão de socorro dos demais guardas que viram o adolescente ao chão ensanguentado e nada fizeram. “Uma série de absurdos”, complementa.

Na próxima quarta-feira (21), a vítima, familiares e testemunhas serão ouvidos pela delegada Cynthia Yulmara Ramos Sales Mascarenhas na Delegacia Especializada de Repressão a Crime Contra Criança Adolescente (Derca).

Fotógrafa autônoma, Rosenete enumera ainda prejuízos financeiros por conta dos dias que ficou sem trabalhar para acompanhar o filho no centro cirúrgico do HGE. “As fotos que fiz no carnaval estão todas paradas”.
Sem plano particular de saúde, a família buscará ajuda na faculdade de Odontologia da Universidade Federal da Bahia (Ufba) para tratar a lesão bucomaxilofacial, mas ainda não sabe onde e como conseguirá um especialista em retina.

Adolescente espancado

Enquanto se recupera da violência, o adolescente, estudante do 2º ano do Ensino Médio, ficará, pelo menos, 15 dias afastado da escola.

Fonte: Bnews

Matéria relacionada:

Adolescente é agredido por guarda municipal no Circuito Dodô; vítima passou por três cirurgias