A grande mentira do século! Protetor solar NÃO previne contra o câncer de pele, entenda!

Você ja se perguntou porque os pescadores que ficam tão expostos ao sol, não pegam câncer de pele?

A resposta é lógica: o sol não transmite câncer de pele

A grande mentira do século

A grande mentira do século. Estudo da Faculdade de Medicina da USP comprova que o sol nem sempre causa câncer de pele – e é possível que uma exposição contínua (vários anos) e prolongada (muitas horas) possa ajudar na prevenção da doença.

É o que sugere a pesquisa Efeitos da radiação solar crônica e prolongada sobre o sistema imunológico de pescadores do Recife, da dermatologista Sarita Martins, que analisou uma colônia de pescadores em Brasília Teimosa, bairro de Pina, em Recife, Pernambuco. Dos 20 pescadores estudados, todos apresentavam células de proteção natural aos efeitos da radiação ultravioleta do sol.

Os especialistas dizem sempre a mesma coisa:
Muita gente não entende o que significa os termos e a numeração de proteção que um filtro traz em sua embalagem. Os raios ultravioletas são emitidos pelo sol. O “UVA” é irradiado ao longo do dia, penetra profundamente na pele e pode causar envelhecimento, já o “UVB” é emitido das 10h às 16h, não penetra tão profundamente, mas pode causar câncer de pele. “A pessoa fica vermelha com uma determinada dose de radiação.
Então, quando se lê FPS 30, é porque vai demorar 30 vezes mais tempo para a pele ficar vermelha. Quanto maior o fator de proteção, mais tempo leva para a pele se queimar em exposição ao sol”, explica a dermatologista Vanessa Zagne. Ela ainda detalha as diferenças entre protetor físico e químico: “A nomenclatura correta é filtro solar ou protetor solar.
A grande mentira do século
O nome bloqueador não está certo. Dá a impressão de que protege mais, mas o que acontece é que ele reflete a luz que bate nele. É justamente essa a ação do filtro físico. Por outro lado, há o filtro químico, que absorve a radiação, impedindo que ela atinja a pele. Há alguns produtos que mesclam as duas características. Para saber qual é o mais indicado para o seu tipo de pele, o ideal é procurar um médico dermatologista”. Pois bem, a verdade é a seguinte: A grande mentira do século
Nunca fui muito fã de protetor solar, sempre me pareceu muito químico e pegajoso e acabei desenvolvendo diversas alergias. Contudo devido a lavagem cerebral que os dermatologistas fazem acabei buscando algum protetor que me fizesse “menos”mal para usar. Com o tempo comecei a ter uma serie de informações e conclusões contrarias as promessas milagrosas que divulgavam sobre os bloqueadores solares.
Ano passado, quando fui pela primeira vez na Chapada Diamantina logo no primeiro banho de cachoeira eu percebi que depois que tinha entrado naquelas águas puras, ficava um rastro de gordura química. Aquilo já me deu um aperto no coração. Quando conheci alguns locais eles comentavam sobre os malefícios do protetor para a natureza.
Aquilo tudo fazia muito sentido, eu mesma presenciei! Quando você utiliza bloqueador solar em meio a natureza e se banha nas águas do mar e dos rio, você está poluindo ativamente esses ambientes. Foi aí que decidi abolir esse produto e me proteger nas trilhas com chapéu e roupas compridas.
Além de poluir o leito dos rios e o lençol freático, também intoxica toda a fauna e flora da região, que aos poucos começa a desaparecer devido ao turismo inconsciente e egoísta.
Depois desse ocorrido comecei a me questionar porque é que os humanos temiam tanto o Sol? Como confiar tanto em um produto para inibir a nossa maior fonte de energia, que é o Sol?
É realmente impressionante em como algumas empresas colocaram ( e colocam) o Sol como grande Vilão, criando uma farsas tão absurdas que acabamos por acreditar. Imagine só os nossos ancestrais ouvindo todas essas baboseiras sobre os malefícios dos raios solares. A vida na Terra evolui com a presença do Sol. Todos os animais e plantas se beneficiam da sua energia e mantêm uma relação próxima a Ele. E sem o Sol a Vida se extinguiria rapidamente.
Enquanto isso, essas empresas se tornam bilionárias. As propagandas continuam, assim como os patrocínios aos médicos, porque ninguém quer perder o seu dinheiro. Os protetores solares podem conter até centenas de ingredientes não rotulados, muitos desses prejudiciais a saúde.
Tudo isso porque não existe um orgão regulador, eles podem divulgar os ingredientes que bem quiserem, bem como utilizar matéria prima tóxica como  a Oxybenzona e Rentinyl Palmtate, ambas substancias cancerígenas e facilmente absorvidas pela pele.
Essas empresas divulgam que os raios solares se tornaram prejudiciais por causa do buraco na camada de ozônio e afins, mas isso tudo não é comprovado e me parece muito mais uma jogada de marketing do que qualquer outra coisas. Porque pode ter certeza, esse tipo de empresa não está preocupada com a sua saúde, mas sim em ter lucro.
O curioso é que em muitos lugares do Mundo milhares de pessoas se expõe ao sol constantemente sem danos a saúde e sem desenvolver câncer. Enquanto isso, de acordo com o prestigiado Dr. Ben Kim, “o maior aumento de melanoma ocorreu em nações onde os protetores solares químicos são altamente promovidos e usados”.
Quando a humanidade passou a se privar do sol, usar muitas roupa e quando se expunham ao sol abusavam deixando a pele “fritar”, foi quando passamos a observar que isso poderia danificar camadas da pele. Contudo, se você faz isso gradualmente se preparando para longas exposições, você não terá problemas.
O Sol é a energia mais poderosa e curativa disponível no nosso planeta, principalmente quando combinada com uma dieta e estilo de vida saudável. Há centenas de estudos realizados sobre este tema e todos confirmam que os raios Ultra Violeta têm um grande impacto nas nossas células sendo a melhor proteção contra qualquer tipo de doença.
Existe até a helioterapia que é a cura pelo sol.  É um tratamento alternativo onde os raios solares são os principais ingredientes. Esta técnica é utilizada desde a antiguidade, tendo sido adotada pelos gregos. Na antiga civilização os doentes eram expostos ao sol moderado para acelerar o processo de cura.
Vale ressaltar que é provado cientificamente que o sol tem reflexo direto no humor do ser humano, fator que está ligado ao nosso estado de saúde.
Os protetores também bloqueiam a absorção da Vitamina D. Esta vitamina é considerada a “vitamina milagrosa” e contribui para ossos fortes, sistema endócrino saudável, sistema imunológico forte, prevenção de depressão e ansiedade, entre muitos outros. Ah, e você sabe o que nos protege contra o Câncer? A vitamina D.
Enquanto isso no país do sol e da praia, 70% da população brasileira está carentes de vitamina D, mas não deixam de se lambuzar dos bloqueadores.
Seria cômico se não fosse trágico.
Só pra concluir: Protetor solar faz mal a saúde, não protege e polui.
Existem alternativas, minhas dicas são:
– Perca o medo sol, sol é vida, nos deixa mais felizes, saudáveis, energizados e positivos.
– Coma alimentos altos em antioxidantes (frutas e vegetais crus) para preparar o seu corpo para grandes exposições.
– Evite pegar sol nos horários mais fortes, procure a sombra.
– Use roupas como proteção em longas caminhadas. Existem também roupas especiais com tecido tratamento.
– Passe Aloe e Vera (babosa) no corpo, ela protege a pele e evita queimaduras. É só tirar uma folha e passar a parte interna da planta direto na pele.
Fonte: apenasvivamais