4ª Parada do Orgulho LGBT de Itinga

4ª Parada do Orgulho LGBT de Itinga

Conferência livre debate criminalização  da LGBTfobia em Lauro de Freitas

A Parada do Orgulho LGBT do bairro de Itinga, em Lauro de Freitas, região Metropolitana de Salvador (RMS), chega a sua 4° edição em 2019. Com o tema: “Nossas vidas importam. Criminalização da LGBTfobia já!”, a Parada do orgulho eu sou LGBT será realizada entre os dias 20 a 26 de maio.

Com uma série de atividades que serão realizadas em diferentes espaços da comunidade, o evento promovido pelo Coletivo de Lésbicas, Bissexuais, Gays e Transgêneros de Lauro de Freitas irá incentivar uma série de debates e discussões em prol da defesa dos Direitos Humanos e da visibilidade do movimento LGBT no bairro, que segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) comporta cerca de 90 mil casais registrados.
Com o objetivo de combater o preconceito, homofobia, sexismo e toda forma de violência, seja por orientação sexual ou religiosa, a IV Parada Gay também promoverá a sensibilização e visibilidade ao cidadão Laurofreitense na comunidade de Itinga, dando voz para que os moradores apresentem as demandas e questões relacionadas a comunidade LGBT em uma série de conversas e debates que irão levantar temas como: saúde, cidadania, violência, preconceito, criminalização entre outros tópicos que irão nortear as rodas de conversas que irão ocorrer durante toda semana em algumas escolas do bairro.
Na sexta-feira, 24, o Xirê da Pretas se apresentarão na Escola Municipal 2 de Julho, às 17h. O projeto propõe o fortalecimento e afirmação da identidade das jovens e mulheres negras e não negras lésbicas para romper os preconceitos, desenvolvendo assim, um trabalho que procura enfatizar uma valorização da identidade desse grupo. O projeto XIRÊ (palavra de origem yorubá que significa festa, brincadeira relacionada a uma festa do canbomblé com toques e cantigas) acredita que se pode construir um processo dinâmico, permanente e coletivo, idealizando em novas práticas, que configuram novas alternativas de falas, expressões, atitudes e ações encarnadas nessas experiências das pretas, estando centrada na ancestralidade e realidade das mulheres negras e combatendo o patriarcalismo, o racismo, o sexismo, a lesbofobia e todas as formas de opressão e dominação que recaem sobre as os corpos e sexualidade das jovens e mulheres negras.
O encerramento das atividades da semana LGBT em Itinga, fica por conta da concentração no dia 26/05 (domingo), que terá como atração a banda Gang do Samba. O grupo irá puxar o trio que sair pelas ruas bairro e promete fechar o evento com chave de ouro.
Programação
20/05 – Abertura oficial – Panfletagem e Ato
21/05 – Roda de bate-papo – Tema: Violência e Preconceito contra LGBT – Local: Escola Estadual Alfredo Augustinho de Deus – 18h
22/05 – Roda de bate-papo -Tema: Saúde e Cidadania LGBT – Local: Escola Municipal Solange Coelho – 18h
23/05 – Conferência Livre: Criminalização da LBGTFOBIA – Tema: O feminicídio e os impactos para população LBT – Local: Câmara Municipal de Lauro de Freitas – 14h
24/05 – Xirê da Pretas: Ancestralidade, Resistência, Cultura e Diversidade – Local: Escola Municipal 2 de julho – 17h
25/05 – Encontro do Diretório CLGBT – Local: Sede CLGBT- 14h
26/05 – IV Parada do Orgulho LGBT de Itinga – Local: TerraPlac até a Praça do
Caranguejo
Serviço:
O que é: IV Parada do Orgulho LGBT de Itinga Quando: 20 a 26 de maio de 2019
Onde: Itinga – Lauro de Freitas