Dia Internacional de Luta Contra a LGBTfobia

Dia Internacional de luta contra a LGBTfobia 17 de maio

Reconhecido internacionalmente como dia de luta contra a homofobia, a lesbofobia, a bifobia e a transfobia, o 17 de maio é de extrema importância para dar visibilidade às discussões que cercam o cotidiano da população LGBT. Foi neste dia, há 28 anos, que a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças (CID). Dia Internacional de Luta Contra a LGBTfobia

Leia mais: Vaza fotos íntimas de Meghan Markle, a noiva do Principe Harry

Esse é um marco histórico que afirma o direito das pessoas LGBTs a vivenciar suas sexualidades como mais uma possibilidade da vida humana, não cabendo considerá-las doentes ou anormais. É um dia a ser comemorado, um dia para reafirmar “outros possíveis” para além da heterossexualidade.

Infelizmente, após quase três décadas, muitas pessoas LGBTs continuam a passar por situações de preconceito, discriminação e opressão e por processos de patologização em decorrência de suas orientações sexuais e expressões de gênero.

Nós, do NUPAF- Núcleo de Políticas Afirmativas LGBTs da Comunidade de Portão, no município de Lauro de Freitas- BA, reconhecemos ainda que a população LGBT vivencia cotidianamente, várias experiências que ocasionam significativo sofrimento psíquico, seja relacionado a manifestações de intolerância ou preconceito explícitos, seja pela inserção em contextos familiares, sociais, culturais, jurídicos e legais que nos inferioriza e diferencia por meio da negação de direitos, entre eles, os direitos à existência e à manifestação pública de afeto.

Dia Internacional de Luta Contra a LGBTfobia

Nesse 17 de maio reafirmamos nosso posicionamento contra quaisquer manifestação de violência contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, assim como continuaremos desenvolvendo e apoiando ações que busquem garantir os direitos desta população.

NUPAF
Núcleo de Políticas Afirmativas LGBTs da Comunidade de Portão